Início de Semestre

Estamos começando nosso segundo semestre do curso de Ciências Biológicas - Ead - UFSC. Seja bem vindo ao nosso blog de Organização Escolar.

Nosso Grupo

Nosso Grupo
Alunas de Ciências Biológicas - Ead - UFSC - Araranguá

sábado, 13 de março de 2010

Síntese Individual - Maria Eduarda Moreira da Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CED
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS - EED
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Modalidade a Distância
Profª: Drª Terezinha Maria Cardoso e Roseli Zen Cerny
Acadêmica: Maria Eduarda Moreira da Silva

Experiências Escolares

O ensino fundamental e o médio, estudei em uma escola estadual em Meleiro, desde de 2002.
É uma escola de política mais liberal, onde os alunos fazem viagens de estudo, que é, algumas vezes, cobrados nas aulas ou para complementar algo já visto. Os professores são bons, alguns são dinâmicos e interagem com os alunos, outros não. Lá existem muitos alunos especiais, cadeirantes, e alunos com alguma dificuldade mental, o respeito é mutuo, ninguém os discrimina, ao contrário os incluem.
Com estrutura ampla, compreende um auditório, laboratório de biologia, química, artes, informática, possui também um ginásio e quadra de esportes, pista de corrida biblioteca.Nesta escola oferecem campeonatos de futebol, festival de dança e de poema, alem dos trabalhos feitos na campanha da fraternidade. Promovem palestras, como por exemplo, orientação vocacional (pedido por alunos).
Quanto as políticas pedagógicas, pode-se dizer que a culpa não é só do sistema educacional, assim como não é só do professor. Os alunos também tem sua parcela de culpa, aqueles que vão para a escola cometer atos de vandalismo, aterrorizam os professores com agressividade, quando o professor se propõem a fazer algo novo, além do completo desinteresse destes alunos em querer aprender.
O sistema possui muitas falhas que podem ser corrigidas, mas dependem de muitas pessoas que não reivindicam esses interesses, preferem o comodismo ao trabalho.

BIBLIOGRAFIA

GONÇALVES, Rita de C. A arquitetura escolar como materialidade do direito desigual à Educação. Ponto de Vista. n1. v.1. jul./dez. 1999.

CURI, Carlos R. J. Direito à Educação: Direito à Igualdade, Direito à Diferença. In: Cadernos de Pesquisa. n. 116. Jul. 2002.

CARDOSO. Terezinha M. Organização escolar. ? ed. Florianópolis: Biologia/EaD/UFSC. 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Seguidores