Início de Semestre

Estamos começando nosso segundo semestre do curso de Ciências Biológicas - Ead - UFSC. Seja bem vindo ao nosso blog de Organização Escolar.

Nosso Grupo

Nosso Grupo
Alunas de Ciências Biológicas - Ead - UFSC - Araranguá

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Síntese individual 6- Cláudia Pacheco.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO – EED
Profª: Drª Terezinha Maria Cardoso e Roseli Zen Cerny
Turma: Ciências Biológicas – Pólo Araranguá
Acadêmica: Cláudia Pacheco Pedro.
Matrícula: 09408024.


A complexa organização do cotidiano de uma escola



O dia-a-dia, a organização, os fatos que ocorrem, entre muitas outras coisas, muito se parecem em todas as escolas, quando analisados de uma maneira bem geral. Porém quando são analisados os componentes que guiam esses fatos ocorridos, percebe-se então que as escolas são singulares, que cada uma possui seus métodos, estratégias, etc., que as diferenciam sim, e muito, mas que  estes métodos/estratégias fazem parte de todas elas. Fazendo uma análise sobre cada um deles, começamos então pelo currículo:

O currículo escolar tem uma caracterização comum de que é composto pelas disciplinas, e os conteúdos que devem ser abordados durante cada fase da educação, e que estes devem ser transmitidos para os estudantes, e que os mesmos devem assimilá-los. Este modo de pensar o currículo escolar é baseado no currículo tecnicista ou linear, que visa o processo educativo como objetivo e operacional. A partir daí, surgem questões que implicam na funcionalidade deste método, que levam em conta o fato de que se deve ter a preocupação referente à aprendizagem do aluno, e não simplesmente a quantidade dos conteúdos que deveriam ser transmitidos. De acordo então com essa preocupação, surge a necessidade da integração do currículo escolar, onde as disciplinas são inter-relacionadas, a fim de que se abranja em uma dada disciplina, também outras áreas do conhecimento. Então “pensar a organização escolar é pensar o currículo em curso na escola”. (CARDOSO, 2010, pg. 104).

A avaliação, um dos outros componentes da organização escolar, está presente em todo momento. Ela é importante neste processo de ensinar-aprender, pois através dela se pode deduzir o grau de aprendizagem de um aluno. O que pode diferenciar-se então é como a escola avalia seus alunos, se ela somente mede o alcance de resultados, ou se ela leva em consideração este método de ensinar-aprender, ou seja, se este método esta sendo funcional e eficiente de modo igual para todos os alunos, preocupando-se com o compromisso de que todos devem realmente aprender.

O Projeto Político-Pedagógico, não menos importante, que está presente em qualquer escola, é o que guia o dia-a-dia escolar. Muitas vezes é deixado em segundo plano, não sendo levado em conta durante a tomada de decisões. Outras, no momento em que vai ser discutido e elaborado, não têm a participação efetiva de todos os componentes do espaço escolar, e muito menos ainda da comunidade. O PPP deve ser criado e executado de acordo com a realidade da escola onde ele está inserido, por esse motivo, a importância de ser cuidadosamente analisado e pensado. Para isso, segue alguns preceitos indispensáveis quando elaborado, como: eixo transversalizador, plano de governo, compromissos públicos, princípios éticos, planejamento das ações, planos de trabalho em equipe. Assim deve ser construída uma pratica pedagógica orientada por uma “ética do cuidado”.

Por último, mas não menos importante, está a gestão democrática da escola. Esta então, é encarregada de por em prática os métodos, princípios e projetos citados acima, levando em conta, que a escola é um espaço composto por pessoas que se diferem por demais em muitos aspectos, e que por isso, há a necessidade de uma gestão realmente democrática, que siga, que se oriente pelo seu Projeto-Político-Pedagógico, que respeite as necessidades de cada aluno, que se organize de modo a atendê-las, que leve em conta o principal motivo que os levam até a escola: o aprender com qualidade.


BIBLIOGRAFIA

CARDOSO. Terezinha M. Organização escolar. Florianópolis: Biologia/EaD/UFSC. 2010.

Nenhum comentário:

Seguidores